Pudim de Pistache Express

Anos atrás fiz a seguinte tentativa: fazer um pudim de pistache com base de pudim de leite condensado. Ao desenformar, uma sensação de que estouraram a minha bexiga. Saboroso, mas sem o sabor proeminente e visual vibrante do pistache almejados. Heey… >:(

Novembro de 2012. Recebo potes e mais potes de pastas italianas concentradas de duas marcas para teste e estudo de parceria em minhas aulas. Para quem não conhece, as pastas italianas comumente utilizadas na confecção de sorvetes, são ótimas para uso geral em confeitaria. Saborizam com qualidade brigadeiros de base branca, quindins, ganaches e… pudins! Voilá… intensidade, sabor e cor obtidos como mágica! Heey… :D

Vou testar a versão cozida do pudim com outros sabores de pasta!

Ingredientes: Fracionei para render uma mini porção.
1/2 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite com soro com 25% de gordura
1 pcte de gelatina de 12g diluído em 4 colheres de água
1 lata de leite
100g de pasta italiana de pistache fina – tem desta marca e desta outra.

Para decorar e caramelar:
1 punhado de pistache
1/4 xícara de açúcar para caramelar a forma
Atualização em 20/11/2012: algumas pessoas tiveram dificuldade na hora de desenformar este pudim, por se tratar de uma massa feito a base de gelatina e frágil ao ser mergulhado em água quente na hora de desenformar. Portanto sugiro a redução do caramelo, de 1/2 para 1/4 de xícara ou simplesmente a eliminação do caramelo. Em se tratando de um pudim feito a frio, ele vai desenformar com facilidade.

Modo de Fazer:
Caramele o fundo de uma forma de furo, com cerca de 25 cms de altura. Espalhe os pistaches no caramelo. Reserve.
Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador, com exceção da gelatina. Dissolva o conteúdo de um envelope de gelatina em 4 colheres de água e espere solidificar. Leve ao microondas por alguns segundos para derretê-la. Acrescente à misture do pudim e volte a bater somente para agregar. Verta esta mistura na forma caramelada e leve para a geladeira por cerca de 2 horas. Para desenformar, desgrude as laterais com a mão e esquente a bundinha da forma em água quente por alguns minutos.

Comentários

  1. Sybil :

    Hmm parece mesmo delicioso! E onde voce compra as pastas aqui no Brasil? O lugar onde cheguei comprar 2 vezes fechou e estou orfã.
    Obrigada desde já.

  2. Simone, e não é que tenho uma pasta de pistache dando sopa em casa… é o sabor preferido do marido!!!Adorei a receita!!!bjinhos!!!

  3. Ta querendo me matar, né, Si?! Amo este tipo de pudim “nuvem” e já me imaginei buscando a pasta no meu fornecedor local… Isso porque eu acabei de voltar do endocrinologista agora a tarde e prometi a ele que iria “pegar leve” nas comidinhas! Rsrsrs
    Que tal bolar uma versão menos gorda? Ou me dar o contato daquela santa que te botou na linha?! Bjos e amei a receita!

  4. Vim aqui ver este pudinzinho que deve ter ficado maravilhoso.
    Das duas pastas que você indica, elas se equiparam na qualidade? Eu observei o preço e o peso de cada uma delas e a diferença é bem grande.

    Bjs

  5. Obaaaa. Eu sabia q a aquisição da aula ia me render bons frutos…uhuuu
    Vou servir hoje! Volto pra contar.

  6. Oi Simone!

    Sabe aquele pergunta: como não tinha pensando nisso antes? Então…..rs
    Tenho alguns sabores de pasta da Fabbri aqui, inclusive a de pistache, mas não tive ideia de fazer um pudim! Adorei a dica. Vou testar com certeza!!

    Bjão
    Tania Minatel

  7. Mais uma delícia da super Simone!!!
    Simples e lindo. E…claro que deve estar divino.
    Parabéns.
    Bjs
    Anna Paula.

  8. Maria Paula :

    Simone, há tempos que acompanho seu blog mas é a primeira que posto algum comentário! Quero primeiro te dar o parabéns por tantas receitas bacanas (e lindas)! Gostei muito desta receita de pudim de pistache, achei super original e parece deliciosa! Só fiquei em dúvida de como fazer essa operação de “desgrudar as laterais com as mãos” antes de desenformar…

    • Oi meninas! Que bom que gostaram da receita!:)
      Bom, observem que os preços de referencia das duas marcas são sim diferentes…mas vejam a qtde envolvida em cada loja, ok? No final das contas, o preço sai quase a mesma coisa! A aromitália possui uma pasta com cor mais fiel ao pistache (verde musgo) e é menos doce do que a Fabbri. O pudim da foto foi feita com a pasta fina da fabbri…apesar das diferenças sutis entre uma e outra, ambas dão um resultado bem melhor do que utilizar pistaches in natura.
      Maria Paula, sabia que isso ía pintar dúvidas, mas se vc fizer este pudim, entenderá o que pretendo dizer. Os pudins feitos a frio, por conta da presença da gelatina tem uma textura diferente dos cozidos em banho-maria. Após leve aquecimento, se vc ‘puxar’ a lateral da massa com as mãos, esta se desgrudará com facilidade. Aconselho aquecer com mais intensidade a bundinha da forma, por conta do caramelo que está endurecido.
      bjos e obrigada!

  9. Leili :

    Primeira vez que vejo receita de pudim de pistache. Adoro pistache. Já entrou para minha to-do list. Obrigada por compartilhar

  10. Lucyanna :

    Então, eu fiz.
    Ficou delicioso, mas o caramelo não derreteu nem a pau depois de ir à geladeira e o pudim começou a amolecer demais…daí em tive que virar…ficou feio! :(
    Não sei se foi pouco tempo de geladeira ou se coloquei muito leite condensado…sei lá, ficou quase uma maria-mole de pistache de tão leve.

  11. Carla :

    Oi Simone! Me diz uma coisa… esta pasta serve para fazer brigadeiro de pistache? Estou imaginando se ela pode ser aquecida, e que a cor do brigadeiro com ela deve ficar linda! Obrigada!

  12. Paula Z :

    Eba!!! mais uma na coleção … bjs

  13. Simoni :

    Caracas, essa deve ser a sobremesa favorita do Incrivel Hulk….rsrsr Adoro verde e amo o sabor do pistache vou testar Si e faço a caldinha separada do pudim e verto ela somente na hora de servir….

    Beijusssssssss

  14. Carla :

    Obrigada, Simone!!! Vou testar no brigadeiro! Bjks

  15. cimara :

    SIMONE… QUE BELEZA ESSE PUDIM DE PISTACHE, HEIN ?? COISA SIMPLES E CHIC AO MESMO TEMPO !! QUE TAL AGORA VOCE NOS ENSINAR A FAZER UMA MOUSSE DE FRUTA DO CONDE … ASSIM .. DE COMER REZANDO.. BJSS

  16. rose :

    Existe uma marca de pasta saborizante de pistache chamada Blend. vc conhece? posso usar esta ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>